fertilinet.com.br

O que é e como é realizada a Fertilização In Vitro

Muitos casais após algum tempo tem a vontade de ter um filho, e essa vontade as vezes se distancia por não conseguirem engravidar, por inúmeras causas. E não há uma causa mais normal ou corriqueira que a outra.

A medida para alguns é a realização da Fertilização In Vitro (FIV), esta técnica é feita em laboratórios especializados quem fecundam o óvulo fora do corpo da mulher e em seguida introduzido dentro do útero da mulher.

Em muitos casos antes de já realizar a fertilização, o casal passa por exames que tente descobrir a causa do problema em engravidar, assim se houver alguma causa que possa ser resolvida naturalmente é tentada.

Algumas causas:

  • Ser fumante;
  • Sobrepeso;
  • Alterações hormonais;
  • Endometriose;
  • Comprometimento dos espermatozoides;

Custos e sucesso na fertilização

É preciso apontar que para um casal ser considerado infértil, ele não obtém resultados positivos após um ano de tentativas sem métodos contraceptivos e tendo relação sexual frequente.

Para conquistar o resultado esperado da fertilização, nem sempre é uma complicação da mulher, a sua reserva ovariana é muito importante, assim como sua idade.

Mas, dependendo da gravidade do problema do homem, pode também ser uma variável para o sucesso da fertilização. Por isso é importante que ambos façam os exames para que se busque resultados positivos.

Para além do sucesso, o custo de uma fertilização não está ao alcance de todos os casais, no Brasil, o custo varia entre R$ 7 mil a R$ 20 mil, fora o gasto com medicamentos após a realização da fertilização.

E ainda, antes de apenas saber por custo, é preciso que seja feita uma pesquisa de clínicas e/ou laboratórios de fertilização in vitro, saber certo quem são os médicos que a realizam, seus métodos, espaço e afins.

Por ser uma situação muito delicada, requer que seja feito em um lugar seguro, que dê aos pacientes todas as informações e o que eles necessitarem.

Efeitos Colaterais

Infelizmente esse procedimento tem alguns efeitos colaterais que acabam aparecendo antes e após a fertilização. Mesmo que raramente eles são graves.

Talvez a ansiedade seja um dos efeitos, ela já é vista antes mesmo do processo. Querer ter uma gravidez bem-sucedida é o que todos os casais querem, por isso a ansiedade está presente desde o começo até a espera do resultado positivo.

Depois do processo de fertilização é possível que os sintomas sejam:

  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade
  • Dor pélvica;

Por causa de medicamentos com hormônio, esses são os mais comuns nos pacientes, pois faz com que altera seu sistema.

Na mulher, a dor pélvica é comum já que o embrião foi introduzido dentro do útero e se prendido na parede, causa cólicas e alterações na região.

Aumentar as chances de gravidez

Não há mal em um casal optar pela fertilização in vitro, ainda mais depois de passar por muitas tentativas, mas para aqueles que querem tentar mais uma vez, o estilo de vida pode ser um fator que ajude.

Adotar um estilo de vida melhor é fundamental não somente para esse período, mas sim para toda a vida, fazer essas mudanças consiste em se alimentar melhor, praticar exercícios físicos, estar sempre com a saúde em dia.

Levar a vida com menos estresse é essencial para tornar seu estilo de vida melhor. Não se sobrecarregar nas tarefas diárias e no trabalho cria um maior alívio no fim do dia.

Para os homens é possível controlar o uso de roupas íntimas muito apertadas, isso abafa a região, sendo nocivo para os espermatozoides, as mulheres, ficar de olho na sua função hormonal, ela pode alterar seu ciclo e óvulos.

O Período da vivência da gravidez

Image Courtesy of Wisegeek

Muitas mulheres têm aquela pontinha de passar a experiencia de ficar grávida, carregar ali na sua barriga o que será seu maior amor. E essa parte da vida da mulher é cheia de dúvidas, exames, enxoval e tudo mais, mas claro, nove meses de muita alegria em estar grávida.

Como sei que posso estar grávida?

Essa pergunta com certeza já foi proferida por muitas mulheres, a incerteza após uma relação desprotegida ou uma com o intuito de fertilização faz com que essa questão seja levantada.

O corpo da mulher indica quando ocorreu a fecundação no óvulo, mesmo que as vezes de forma sutil, dificultando a percepção dessas mudanças para quem não sabe ao certo como seu corpo funciona.

Algumas das alterações são:

  • Corrimento rosa.
  • Cólica e inchaço abdominal.
  • Mamas sensíveis e inchadas.
  • Cansaço fácil.
  • Enjoos, vômitos e salivação.
  • Tonturas, dor de cabeça e sono.
  • Variações de humor.

O que acontece no corpo nesse período para ocorrer essas alterações?

Após o espermatozoide fecundar o óvulo e penetrar na parede do útero, ocorre o corrimento vaginal rosa, pois ele contém na maioria das vezes um pouco de sangue dessa ação.

A fecundação provoca maior fluxo sanguíneo na região pélvica, dando cólica na mulher, assim como as alterações nessa região causa inchaços abdominais.

As próximas mudanças ocorrem devido os hormônios liberados pelo corpo todo, eles começam a estimular as glândulas mamárias, alteram a disposição da mulher, enjoos, tonturas e principalmente a variação de humor.

Estou grávida, e agora?

Agora é a hora de começar o pré-natal, exame fundamental para o início e acompanhamento na gestação.

Ele pode ser mensal ou não, mas é imprescindível no período da gravidez, através dele a mãe cuida tanto da sua saúde quanto a do seu bebê, evitando assim qualquer tipo de complicação.

E não somente a ansiedade se dá para o dia do nascimento do bebê, a espera para descobrir o sexo é uma etapa muito agradável da gravidez.

Assim quando ocorre essa descoberta, fazer o enxoval é o período bastante gratificante para os pais, fazer o quarto do bebê da maneira que sempre sonharam, colocar todos os mimos possíveis e comprar as roupinhas mais lindas.

Sabendo o que é necessário nas compras para seu bebê

Claro que para fazer aquele enxoval gasta-se mais que o esperado, mas nem sempre tudo é necessário.

Portanto, para que não seja comprado nada em excesso uma boa pesquisa do que mais se usa entre os meses do bebê pode ajudar a não lotar o quarto desnecessariamente, e ajudar o bolso.

Reunir essa pesquisa em uma lista é muito importante, assim o essência estará ali e não será deixado de fora.

Dicas:

  • Compra as fraldas para cada mês, e sempre olhe o peso indicado nela, assim não há erro e desperdício.
  • Roupas com muito enfeite e detalhe pode machucar o bebê, a pele ainda é bem sensível.
  • As cadeiras para carro têm idade certa e tamanho, tome cuidado para não comprar uma de tamanho errado.

Nascimento e o resto da vida

A partir de agora a vida de toda a família mudará, as preocupações serem outras, o trabalho aumenta, mas tudo com a recompensa de ter em nos braços seu amor.

Os cuidados com o bebê são grandes, controla sempre a temperatura na hora do banho, temperatura do quarto e afins.

Aproveite ao máximo esse novo começo, viva ele assim como viveu todo o processo de gestação. Os papais também devem participar de todo o trabalho, cria-se aí a família, seu bebê agradece.